Plano Nacional da Cultura
Exportadora (PNCE)

Iniciativa do Governo Federal, busca difundir a cultura exportadora e
contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros.

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O que é o PNCE

O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), iniciativa do Governo Federal, busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.

prepare-se para o mercado internacional. aumente a produtividade.

O principal papel do PNCE

É organizar ações desenvolvidas por essas instituições de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeada, evitando duplicidades e sombreamentos, minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços. O Plano conta com a participação de entidades nacionais, dos governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais.

A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia, e nas Unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.

metodologia

Para melhor estruturar o atendimento as empresas brasileiras que buscam internacionalizar-se. o PNCE propõe um modelo a ser adotado pelas instituições que compõem os comitês estaduais. leso contribuirá para a organização da oferta de serviços oferecidos dessas instituições como forma de garantir que as empresas brasileiras sejam beneficiadas de maneira estratégica e assertiva em sua trajetória rumo ao mercado internacional.

O PNCE prevê o mapeamento de competências e requisitos para intemacionalização das empresas atendida, entrega de avaliação de maturidade internacional com detalham°nto de pontos fortes e oportunidades de melhoria. e plano de ação personalizado. A metodologia pretende conferir um padrão harmonizado de atendimento as empresas, a ser seguido pelas instituições parceiras do PNCE, nas etapas seguintes:

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01

PERFIL EMPRESARIAL

empresa informa suas caracterisecas. competénclas e objetivos com a internacionurgação. Com base em suas respostas, a empresa sara analisada a partir de quatro dimensões restrategia. gestão, mareado e operações)

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02

AVALIAÇÃO DE MATURIDADE
INTERNACIONAL

Identifica o estagio em que a empresa se encontra dentro do processo de internacionaliza.° potenciffitiadtes• oportunidades ele melhor,. partir das guatro dimensões analisadas no perfil empresarial.

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03

PLANO DE AÇÃO PARA INTERNACIONALIZAÇÃO

A empresa recebe um plano de ação personalizado com sugestões de ações a serem reaiizatlas para alcançar o mercado internacional. Nele estão as ações prioritárias para otimizar o processo de internacionalisação Para cada ação prior.. são sugeridos serviços de ir…esq…gr no fomento a exportação

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04

AVALIAÇÃO DE MATURIDADE INTERNACIONAL

A trajr.da ela empresa é acompanhada para auxiliar o alcance de seus objetes.. Caso os resultai. estejam abaixo do esperado, os parceiros indicarão ações para corrigir o caminho. Todas as empresas que finalizarem o preenchimento do Perfil…0…r

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A partir dai uma das instituições parceiras elo PNCE integra. de comitê estadual Local na unida.. Federação de origem da empresa – sere designada para efetuar a entrega do Plano de AÇâO para Intemacionalização (etapa õl e prosseguir com o atendimento consultivo (etapa dt O número de empresas atendidas no PNCE poderà variar em ca. unidade da Federação conforme capacidade de atendimeuto dos comi. estado.,

Ingresso no PNCE

É feito por meio do preenchimento online do perfil empresarial neste site, que é a primeira etapa do atendimento empresarial.

As empresas que decidirem ingressar no PNCE devem se comprometer a preencher novamente o perfil após um período de 12 meses, para fins de avaliação de resultados.

As informações do perfil empresarial poderão ser compartilhadas entre as instituições parceiras do PNCE, com a finalidade de aprimorar o serviço prestado aos empresários e realizar estudos e análises.